domingo, 23 de maio de 2010

Crianças e Adolescentes

Escolas participam do Dia da Biodiversidade


As ações serão realizadas a partir das 10h do dia 21 e vão até o fim do dia 22 maio
Em todo o estado do Paraná, dezenas de escolas participaram do Dia Internacional da Biodiversidade, juntamente com crianças e jovens integrantes de grupos de escoteiros. Este é o primeiro ano que o Brasil participa das celebrações da data, a convite do secretário-geral da Convenção da Biodiversidade das Nações Unidas, com sede no Canadá. O Movimento Onda Verde, como se chama no Brasil, pretende reunir o maior número de pessoas para realizar as ações entre os dias 21 e 22 deste mês. Pelo menos 80 escolas já aderiram às ações. Uma delas é a Escola da Colina de São José dos Pinhais, onde cerca de 60 alunos plantarão 35 mudas de árvores nativas às margens do Rio Miringuava. Já o presidente do grupo de escoteiros Santos Dumont, Adenilson Cruz, já mobilizou 200 pessoas, entre alunos e familiares do Colégio Júlia Wanderlei, de Curitiba, a participarem. (20/5 – Folha de Londrina; Cidades, 1 – Anelise Faucz).



Crianças e adolescentes sofrem abusos físicos e sexuais de seus próprios parentes

90% dos casos registrados pelo Disque 100 são de violências cometidas por pessoas próximas da vítima
Diariamente crianças e adolescentes sofrem abusos físicos e sexuais de parentes ou de pessoas responsáveis por cuidá-los. As agressões acontecem em todas as classes sociais e está ligada com aspectos psicológicos do agressor, condições de vida e uso de álcool e drogas, entre outros fatores. A quantidade de denúncias cresceu muito nos últimos anos, em virtude do surgimento de canais mais acessíveis para isto e a própria conscientização da população. As denúncias chegam ao poder público pela delegacia, pelo telefone, por chamadas anônimas. Elas podem ser feitas inclusive nas unidades de saúde e nos hospitais, que são obrigados a repassar os dados aos órgãos responsáveis, como o Conselho Tutelar. A exemplo do Hospital Pequeno Príncipe, que atendeu somente em 2009 277 vítimas. O hospital apontou que 67% dos pacientes sofreu maus tratos dos familiares e em 95% dos casos, os agressores eram conhecidos. A maior parte dos atendimentos, 66,78% era de violência sexual. (16/5 – O Estado do Paraná; Cidades, 2 – Joyce Carvalho).




Mobilizações no País lembram o Dia 18 de Maio

Governo reforça apelo à população e lança campanha nacional
O governo lançou na última terça-feira (18) a campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes solicitando que a sociedade denuncie qualquer caso de violência através do disque 100. Segundo a Secretaria de Direitos Humanos, o disque denúncia recebe diariamente uma média de 82 denuncias. A maior parte refere-se ao abuso sexual e violência física ou psicológica, sendo que 82% das vítimas são do sexo feminino. Para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e estimular o combate a este tipo de violência, o governo também lançou o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A iniciativa é uma homenagem à Neide Castanha, falecida em janeiro deste ano, e que era secretária executiva do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, além de ter dedicado sua vida à militância em favor de meninas e meninos brasileiros. (18/5 – Jornal da Manhã, 11A; 19/5 – O Estado do Paraná; 7, País; Jornal da Manhã, 10A; Jornal do Estado, 4 Cidades; 21/5 – Jornal da Manhã, 11A).



Ponta Grossa – PR ganha destaque no quesito acessibilidade

A cidade está entre as 48% do país com escolas municipais adaptadas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), constatou que menos da metade dos municípios no País está apto a receber pessoas deficientes. Segundo o levantamento, 95,5% das instituições em Ponta Grossa – PR estão ajustadas para receber alunos com necessidades especiais. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, as escolas restantes estão em processo de adaptação. Nesse aspecto, conforme a secretaria, foi dada especial ênfase nos processos de acessibilidade, com a construção de rampas e banheiros para cadeirantes. (15/5 – Jornal da Manhã, 9A - Diego Antonelli).




Fonte:Ciranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário