domingo, 5 de dezembro de 2010

Evento “Infância e Adolescência no Parlamento” em Goiás

Enviado por criancanoparlamento, sex, 03/12/2010 - 14:20

A equipe do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) que trabalha na área da defesa dos direitos da criança e do adolescente realizou neste dia 02 de dezembro, na Universidade Católica de Goiânia, a oficina “Infância e Adolescência no Parlamento”. Márcia Acioli, assessora pedagógica do Inesc, que representou a instituição na mesa principal do evento. Acioli disse que a renovação do parlamento foi a maior motivação para que o Inesc desenvolvesse a estratégia de passar pelos estados com a Oficina.
 “Queremos provocar o compromisso dos parlamentares para colocar os direitos humanos das crianças e dos adolescentes na agenda central do Congresso Nacional e das Assembléias Legislativas”. Márcia também chamou atenção para a necessidade “urgente de lutar contra as desigualdades sociais que acontecem no nosso país. Não se tem como garantir direitos humanos em uma sociedade desigual”, pontuou.
Temas como a importância da atuação da Frente Parlamentar pelos Direitos da Criança e do Adolescente e a apresentação da metodologia do Orçamento Criança e Adolescente (OCA) foram tratados durante o evento, que contou com a presença de instituições que trabalham com a defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes de Goiânia.
Após a apresentação que ocorreu na parte da manhã, comandada por Márcia Acioli e Gisliene Hesse, assessora de comunicação do Inesc, a PUC-Goiás, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX) /Instituto Dom Fernando (IDF), e demais parceiros prestaram uma homenagem especial às personalidades da vida pública e acadêmica que sempre tiveram uma atuação comprometida com a construção das políticas públicas para crianças, adolescentes, jovens. Foram homenageados o Deputado Federal Professor Pedro Wilson Guimarães (PT-Goiás), o Professor Dr. Rodolfo Petrelli e o magnífico reitor da PUC-Goiás Professor Wolmir Therezio Amado.
O deputado Pedro Wilson ressaltou em sua explanação que é necessário um debate constante sobre o papel do parlamento na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Atualmente existem mais de 30 projetos para modificar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em  sua maioria são aqueles que penalizam a criança e o adolescente. Convivo com aprovações de números exorbitantes para a construção de estradas, enquanto que o orçamento da criança e do adolescente, além de muito menor, tem difícil aprovação”, disse o deputado.
À tarde, Márcia apresentou o projeto “Onda: adolescentes em movimento pelos direitos”, e Raquel Ferreira, integrante do Onda, lançou a revista descol@dos, publicação do Inesc desenvolvida por adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal.
A realização do evento ficou sob a responsabilidade do Inesc juntamente com o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e uma rede de instituições locais tais como: Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), os Conselho Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e a Rede de Atenção de Crianças, Adolescentes e Mulheres em Situação de Violência.
 
Foto: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário