sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Crianças e Adolescentes

40% dos alunos da rede pública não chegam ao Ensino Médio no Parana
A informação foi divulgada pelo Ideb

A razão para a baixa porcentagem inclui a falta de professores habilitados, salários baixos, má gestão, problemas de infraestrutura, pouca participação das famílias. Segundo o Conselho Estadual de Educação, 233 das 2.559 existentes de 1ª a 4ª série apresentaram nota inferior a 4 no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, que vai de 0 a 10. O índice mede a qualidade do ensino básico no país. O Ministério da Educação fixou a média 6 como objetivo para o país, a ser alcançado até 2021. No levantamento realizado no ano passado, 18 instituições de ensino paranaenses obtiveram notas inferiores a 7. Segundo o Conselho Estadual de Educação, cerca de 100 escolas públicas do Estado enfrentam problemas graves que dificultam a obtenção de reconhecimento. Com isso, funcionam mediante prorrogação de prazo e recorrem a outras instituições para a certificação dos alunos. (14/11 - Folha de Londrina; Especial 9, pág. 9 – Silvana Leão).


Jornal elaborado por jovens aborda conceitos de cidadania


O trabalho e resultado de um projeto de comunicação do SESC
O JPS – Jornal Programa Ser, que integra o Programa SESC Educação como Referência, é elaborado por 35 alunos de escolas públicas de Londrina - PR em contraturno. O programa começou em junho, mas a primeira edição foi lançada em outubro com tiragem de mil exemplares, distribuídos para escolas, prefeitura e outras unidades educativas. A iniciativa é gratuita e voltada a estudantes com renda familiar inferior a 3 salários mínimos.                       Como funciona - O projeto tem como linha a arte-educação e os encontros são realizados três vezes por semana. Os alunos saem às ruas acompanhados por algum funcionário do SESC e realizam reportagens e fotos. O jornal inclui matérias sobre meio ambiente, abandono de praças públicas, alimentação saudável etc. Segundo os coordenadores, o trabalho estimula a cidadania dos alunos, além de melhorar o rendimento escolar, principalmente em Português e Matemática, já que a produção do jornal inclui a produção de textos e análise de dados e estatísticas. (16/11 - Folha de Londrina; Folha 2, págs. 4 e 5 – Ana Paula Nascimento).


Estudantes de Londrina-PR são premiados em concurso 
Eles produziram histórias em quadrinhos durante o projeto

Três estudantes com idades entre 14 e 16 anos venceram o concurso nacional de histórias em quadrinhos com obras produzidas num projeto de arte da Escola Municipal Jadir Dutra de Souza, em Londrina - PR. Eles ficaram em terceiro, sexto e décimo lugar, respectivamente. O Projeto existe desde 2006, já beneficiou cerca de 200 jovens e funciona no contraturno. Para participar, o aluno precisa ter bom rendimento escolar. Lúcia Toshiko Sumigawa, responsável pelo projeto, explica que o objetivo é estimular o uso da arte para que alunos em situação de risco possam se expressar e manter um bom rendimento em sala de aula. (17/11 - Folha de Londrina; Cidades, pág. 1 – Vinícius Fonseca).


Coral infantil Crystal Vectra completa quatro anos
A atividade contribui com o bom comportamento das crianças

Completa quatro anos o Coral Infantil Crystal Vectra, coordenado pela regente Oleide Lelis e da pianista Klesia Garcia, primeira iniciativa de educação musical privada de Londrina. - PR A construtora Veiga decidiu investir em crianças ao constatar que outras iniciativas semelhantes eram voltadas somente a adultos. No começo, o Coral aceitava apenas filhos de empregados da construtora, mas agora está aberto à comunidade. Segundo as coordenadoras, o coral melhora o comportamento das crianças, que além de ficar menos agitadas, têm melhor rendimento escolar. (17/11 - Folha de Londrina; Classificados, pág. 1 – Reportagem Local).


Pastoral da Criança contra obesidade infantil
Profissionais irão medir o IMC das crianças em duas cidades do interior do estado

A Pastoral da Criança lançou um projeto piloto contra a epidemia do excesso de peso. Inicialmente, o Programa vai atuar em Maringá -PR e Cascavel - PR. Profissionais serão capacitados para medir o Índice de Massa Corporal das crianças por computador. A experiência nas duas cidades servirá como teste antes que o programa seja aplicado em todo o Brasil. Dados do IBGE mostram que metade da população brasileira adulta está acima do peso. O excesso de peso atinge também uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos. Segundo Nelson Arns, coordenador da Pastoral da Criança Internacional, a obesidade está aumentando entre os pobres e diminuindo entre as classes mais favorecidas. Isso ocorre por que os alimentos com altas calorias estão mais baratos e as crianças, mais sedentárias. (17/11 - Folha de Londrina; Geral, pág. 7 – Paula Costa Bonini).


Calendário de vacinação para prematuros é diferente
Campanha deste ano terminou essa semana

Foi encerrada esta semana a campanha "Prematuro imunizado é prematuro protegido", da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Segundo a instituição, o objetivo foi atingido com sucesso: informar à população em geral e também médicos, pais e cuidadores que o calendário de vacinação para bebês prematuros é diferente do usado para bebês nascidos em tempo normal, além dos benefícios de se seguir corretamente essas indicações. Esta campanha continuará em 2011. (17/11 - O Estado do Paraná; Saúde, pág. 3).


Imagem de charge em prova escandaliza professores
O problema teria sido a conotação sexual apresentada na imagem

Uma prova elaborada pela Secretaria de Educação de Curitiba (SME) direcionada para alunos do 1.º ano do Ensino Fundamental causou polêmica entre professores e pais de estudantes. Uma das questões da avaliação, aplicada na semana retrasada em mais de 170 escolas, traz uma imagem de conotação sexual, considerada inapropriada para a faixa etária das crianças, em média de 6 anos de idade. Na semana passada, professores comunicaram o fato à secretaria e ao Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Cuiba (Sismmac). A prova foi recolhida na última terça-feira (16). (19/11 – Gazeta do Povo On line - Vanessa Prateano )


Fonte:Ciranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário